Não há como subsistir por muito tempo num deserto, nem numa floresta fechada, sem termos equipamentos, meios e preparo necessários para tal. Um estudo do local é necessário para o conhecer melhor e a partir daí começar a jornada que está para iniciar-se. Se entramos num desses lugares de uma hora para outra, a reação parece óbvia, é natural do ser humano: o desespero. Como vou fazer? Como saio desse lugar? Para onde eu vou? Por que estou aqui? E muitas outras podem ser perguntas que possamos fazer para tentarmos encontrar alguma explicação para aquilo.
Com Israel também foi assim. Estavam escravos no Egito num dia, e no outro estavam defronte a um mar e em sua retaguarda os egípcios furiosos os perseguiam para matar. Em volta as montanhas que os cercavam pareciam selar o seu destino. Acabou! Não sabemos o que fazer. Então foi ouvir a voz de Deus e marchar. Deus disse o que se deveria fazer. Agora sim, passamos o mar e agora podemos descansar bastante! Ainda não. Ainda há o deserto para ser vencido. A fome, a sede, o sol, o calor, o frio, o cansaço serão nossos companheiros mais íntimos e por eles podemos ser devorados, afinal, não fizemos nenhum curso de sobrevivência em deserto para estarmos aqui. Mas é isso que Deus quer: que não façamos nada e que possamos depositar nossa vida, toda nossa confiança e fé, única e exclusivamente, nEle.
O ser humano tem muitos objetivos, muitas escolhas a serem feitas no curso de sua vida. Essas escolhas englobam sua vida espiritual, pois precisam escolher a qual senhor devem servir, escolhem ser fiéis a Deus; a vida familiar também é atingida, pois precisam escolher seu comportamento no lar, seu respeito aos demais; nos estudos precisamos ter uma boa formação acadêmica; na vida profissional devemos escolher uma empresa que nos traga estabilidade e segurança financeira para viver bem; e na vida afetiva precisamos escolher sem se desesperar ou aguardar a companhia separada por Deus para que, juntos, possamos constituir um lar abençoado e firme na presença do Senhor.
Só que para cada um desses objetivos muitos caminhos se apresentam para serem trilhados. Uns parecem até bons, pois simulam que chegaremos rápido ao objetivo, mas pelo meio vemos que não é da forma correta. Outros nos cegam e achamos que vamos chegar, mas nem mesmo conseguimos dele sair, pois era um caminho errado e que nos levaria a lugares terríveis, sem contar muitos caminhos sem volta que os jovens tem escolhido trilhar nos dias de hoje.
Assim, o temos sido tentados, provados e muitos têm sido tragados pelas consequências das más escolhas, mas quem crê no Senhor está seguro, pois o Senhor quer mostrar mais uma vez que muito nos ama e que tem pensamentos de paz para suas vidas.
Sabemos que cada um de nós traça um plano para a vida. Imaginamos, escolhemos o que vamos fazer, de que forma vamos fazer, em que colégio estudar, que curso técnico ou de graduação fazer etc. E que Deus também tem um plano pra nós já traçado desde o ventre de nossa mãe e o que Ele quer é que nós possamos adequar os nossos planos limitados dessa vida por planos que transcendem a nossa vontade porque os planos de Deus são eternos e também são os melhores, tanto que um desses planos maravilhosos de Deus foi nos escolher e nos chamar para fazer parte de seu povo amado.
O Senhor quer nos contar um segredo para que todos os nossos objetivos sejam logrados com êxito e para que os jovens do seu povo sejam felizes em todos os campos de sua vida e que em nenhum momento seus planos possam ser frustrados, pois se os planos são de Deus eles sem cumprem. Louvado seja o Senhor!
O segredo é não se apartar da tenda!
Josué foi um guerreiro vitorioso em suas batalhas. Fez boas escolhas. Atravessou o Jordão. Derrubou Jericó e suas poderosas muralhas. Foi um dos dois que entraram na terra prometida. Conquistou cada pedaço de Canaã. Repartiu a terra para as tribos de Israel, renovou a aliança do povo com Deus. Ao final de sua vida testificou que o melhor era servir ao Senhor (Josué 24:15). Mas será que Josué foi escolhido por acaso? De uma hora para outra ele foi o eleito sucessor de Moisés?
Absolutamente. Pouco se fala de Josué antes de sua escolha para estar à frente do povo, mas enquanto Moisés tratava do povo, onde estava Josué? Estava na tenda! E dela não saía. O povo no arraial estava confuso, errante, indeciso, mas Josué já havia se definido em entregar ao Senhor sua vida, sua dedicação contínua. Ele sabia que a comunhão permanente com Deus era o ingrediente de sucesso para vencer até as mais difíceis guerras. Jesus também nos ensinou isso, pois sempre orava ao Pai para que essa comunhão não fosse quebrada em instante algum. Jesus também não se apartou da tenda e assim conseguiu vencer a maior batalha por nós: a guerra contra a morte e contra o pecado.
Quantas tentações os temos enfrentado e para que estas sejam vencidas precisamos andar em contínua comunhão com Deus, estarmos lado a lado com o Espírito Santo, ouvindo os segredos de Deus para uma vida vitoriosa. Ouvindo a cada dia esta palavra nos cultos, reuniões de homens, mulheres, jovens etc. Assim, a fé é automaticamente acrescentada em nossos coração e dessa forma não temos motivo algum para temer a luta, por mais aterrorizante que pareça.
Josué tinha uma fé derrubadora de muralhas, mas essa fé não veio por acaso. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus e o objetivo de Josué em não se apartar da tenda era esse: ele queria saber a vontade de Deus, queria ser moldado conforme as orientações do Oleiro, queria estar na tenda todo o tempo.
Deus escolheu e chamou homens e mulheres valentes para batalhar pelo Evangelho que o Espírito Santo nos tem revelado. Homens, mulheres, jovens e crianças que ouvem a voz de Deus, que vivem na tenda, na casa de Deus e dela não se apartam. O Senhor nos tem dado tudo para que não saiamos jamais de Sua casa, de Sua presença. Podemos estar nas reuniões de oração, limpando a igreja, nos cultos, nas evangelizações, nas serenatas, nos encontros, nos seminários, nas vigílias, nas visitas, nos mutirões, nos montes etc. E isso é motivo para glorificarmos o nome do Senhor, pois em cada uma dessas oportunidades temos presenciado e testemunhado a existência da glória de Deus no meio do seu povo. Em cada uma delas podemos ouvir Deus falar, somos batizados com o Espírito Santo, vemos a ministração dos anjos trazendo as respostas das nossas orações, vidas sendo curadas, transformadas e salvas pelo nosso Senhor Jesus.
Irmãos, não há nada melhor do que estar na tenda. Não há nada que substitua nossa vida no altar do Senhor, nenhum compromisso, nenhum passeio, nenhuma reunião com amigos, nenhuma festa, nada. Devemos lutar para não nos apartarmos da tenda, pois os convites estão aí dizendo que a TV é melhor, que o futebol é melhor, que o cinema é melhor, que uma roda de escarnecedores é melhor. Mas somente o Senhor Jesus é o melhor pra nós e estarmos em Sua casa, em Sua presença é o nosso maior prazer. Não vamos deixar o cansaço nos apartar da tenda, nem a falta de oração, nem a falta de fé, nem o desânimo, nada pode nos separar do amor de Deus, nada pode nos apartar da sua tenda. Deus quer que seus jovens sejam cabeça, pontos de referência para o mundo, e também para a igreja. Devido à sua postura Josué foi posto por líder do povo, uma posição de destaque para o Espírito Santo. Da mesma forma, Deus quer exaltar a sua vida perante o mundo e perante a igreja, mas não para que eles apareçam, mas para que todos vejam neles a presença da Glória de Deus, para que todos vejam a imagem de Jesus, nosso Senhor. É a glória de Deus que nos atrai, que nos forja e que nos faz viver de acordo com a sua palavra.
Esse é o preparo para uma vida de vitórias, esse é o segredo para sermos bons maridos, bons obreiros, bons diáconos, bons ungidos, bons presbíteros, bons pastores; boas professoras, boas esposas, enfim, bons servos e servas segundo o coração de Deus. Josué estava sempre junto de Moisés, assim precisamos estar juntos daqueles que Deus constituiu com autoridade em Sua casa, ajudando-o na assistência às ovelhas, se predispondo a colaborar sempre; estar sempre próximo ao ministério, ouvindo seus conselhos, atendendo suas orientações, aprendendo, honrando e orando por aquele que o Senhor levantou para cuidar do arraial, da igreja amada do Senhor. O pastor precisa de você, homem, mulher, jovem, criança! Enquanto ele vai ao arraial assistir às ovelhas ele sabe que pode contar com suas intercessões.
O moço Josué tinha um referencial: Moisés, o homem de Deus e que achou graça aos olhos do Senhor e tinha uma vida constante na tenda. E quem quer uma bênção de Deus precisa escolher seu referencial, precisa observar, avaliar, tirar dúvidas, enfim, aprender, trabalhar, dedicar-se e não se apartar da tenda, pois é de lá que vem o alimento para a alma, os nutrientes para sermos fortalecidos nessa jornada rumo à posse da terra prometida.
O salmista (Salmos 122:1) também entendia que o que o mantinha de pé, que renovava sua alegria era ser chamado para ir à casa do Senhor para louvar o nome de Deus e o jovem tem essa alegria renovada todos os dias, pois não deixa de ouvir a voz do seu Senhor. Como amamos estar na casa do Senhor! Um dia em Sua presença vale mais do que mil (Salmos 84:10), pois quando estamos na presença do nosso Senhor não vivemos esse tempo, mas vivemos a eternidade. É como se estivéssemos no céu, igual a experiência de Isaías, que presenciou um culto na eternidade. A nossa preferência é estar na casa de Deus, é ter comunhão com ele, é ouvir a sua voz e viver em Seus caminhos.
O desejo de Deus é este: Caro leitor, e irmão(ã) querido(a), não se aparte da tenda da congregação!
Mas cuidado para não rotular a "tenda" como sendo sua igreja, sua denominação, sua célula e nem sua religião. A tenda é a presença de Deus, é onde Deus se revela, é o seu altar, é seguir o caminho que Seu Filho Jesus nos ensinou em Santificação do Espirito. É nessa tenda que você encontrará paz para seu lar e sua família, é nela que está sua profissão, é nela que você garantirá seu bom emprego, é nela que você encontrará uma noiva para constituir um lar firmado na rocha e, sobre tudo, é nessa tenda que nós encontraremos a salvação, pois quando Jesus voltar Ele nos levará para morarmos juntos numa só tenda celestial, a nova Jerusalém, a cidade santa. Lá veremos a glória de Deus a todo o instante e o próprio Deus, o nosso amigo, falará conosco face a face. Bendito seja o nome do Senhor!
Deixe seu comentário sobre essa mensagem e compartilhe!
Que Deus te abençoe sempre!
Lapidados pela Bíblia
Quando o SENHOR nos chamou, existia um propósito estabelecido por ELE na Eternidade: A NOSSA SALVAÇÃO!
ResponderExcluirEsta tão Grande SALVAÇÃO só é possível quando O SENHOR JESUS se Revela em nós; e para que isso aconteça, precisamos ESTAR e PERMANECER firmes "NA TENDA", ou seja, NA SUA SANTA PRESENÇA!!!
A Paz do SENHOR JESUS!!!