“Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus."
(João 13.23)
Pra nós o fato da existência de um projeto redentor para a vida do homem não é novidade alguma. Deus criou o homem para ser imortal mediante a OBEDIÊNCIA da criatura ao Criador. Através da criação, Deus quis mostrar ao homem seu poder e também para que o homem pudesse usufruir de tudo o que havia sido criado. Mas Deus queria, e quer ser Adorado, Amado, Reverenciado pelo que Ele é e não apenas pelo que ele faz. O segredo do amor do homem para com Deus está na OBEDIÊNCIA aos seus mandamentos, estatutos e conselhos. Não há maior forma de agradar um pai do que obedecendo suas proposições. Presentes, agrados, palavras deixam nossos pais felizes, mas a felicidade que um pai sente ao ver seu filho seguindo seus conselhos é imensurável. Lembremos sempre: AMAR A DEUS = OBEDECER A DEUS.
Aprendemos que o que nos faz filhos de Deus é receber o Verbo de Deus em nossa vida, ou seja, quando aceitamos o agir de Deus, o sacrifício de Jesus e quando cremos que Ele é poderoso para nos salvar e fazer cumprir em nós a sua vontade através de seu Espírito Santo. Ser filho de Deus é ter um poder (“...deu-lhes o poder de serem feitos filhos...”), é ser diferente, é ter algo que outros não tem: o sangue, o poder do Espírito Santo em nós.
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai”. (Romanos 8:15)
“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Efésios 1:5)
“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. (Romanos 8:1)
“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus”. (Romanos 8:14)
“E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai”. (Gálatas 4:6)
Sabemos que Deus só recebe de nós o que dEle procede. Dessa forma, o homem natural não pode herdar o céu, o homem como pó da terra não tem parte na glória de Deus. Mas como podemos ser salvos sendo homens “naturais”? Simples: tornando-nos FILHOS AMADOS. Na eternidade só há lugar para os filhos (...na casa de meu PAI há muitas moradas...). Quando dizemos “sim” ao chamado de Jesus transcendemos, pelo Espírito Santo, de uma vida temporal e relativa (parte da Criação) para uma caminhada de vida eterna e absoluta (parte da Redenção). Além disso, lembramos que a caminhada é dinâmica e precisa ser constante. Essa constância é o que nos acrescenta o adjetivo AMADOS, pois há muitos filhos, mas queremos ser FILHOS AMADOS.
“O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe”. (Provérbios 10:1)
“O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha”. (Provérbios 10:5)
“O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão”. (Provérbios 13:1)
“O filho insensato é tristeza para seu pai, e amargura para aquela que o deu à luz”. (Provérbios 17:25)
É latente a existência de dois caminhos para execução de nosso livre arbítrio: ser um filho desobediente ou ser um FILHO AMADO, SÁBIO... e SALVO.
O evangelista João se coloca na segunda, e mais sábia, posição: ele queria ser, e foi, aquele a quem Jesus mais amava. Mas será João um SOBERBO e PREPOTENTE ao se intitular dessa forma? Absolutamente! Nessas palavras João externa seu desejo de ser o mais amado, ele se sentia assim, pois alcançava que Jesus estava ali porque o amava muito, João entendeu que o amor de Deus não podia ser medido e nem comparado entre as pessoas, mas que pelo sacrifício de Jesus pela sua vida já era o suficiente para que se sentisse como o mais amado de todos os homens. João estava preocupado com sua salvação, com sua conduta em ser um FILHO AMADO, em obedecer à vontade do seu Senhor e de retribuir esse amor amando Jesus até o fim. Com isso, vemos que João não apenas dizia, mas suas atitudes refletiam seu amor por JESUS.
E você Jovem, e até mesmo adulto, como está sua decisão em ser filho amado hoje? Você já teve a sua experiência com Deus? Já recebeu o chamado para essa caminhada rumo à eternidade? Pois é isso que Deus quer: te fazer filho amado! Esse chamado e essa decisão são diários e que Deus tem requerido de você essa PROVA DE AMOR, não apenas com palavras, ou cantando hinos ou louvores, mas com atitudes e decisões baseadas nas Palavras do Pai, como filhos OBEDIENTES. Nisto está o segredo de sua ascensão nos campos principais da vida de todos nós: como está sua OBEDIÊNCIA em relação a eles?
Dentre tantas preocupações, nessa explanação vamos fazer menção de 05 áreas de nossas vidas em que Deus quer nos abençoar grandemente como Filhos. Além disso, é importante pontuarmos a existência de uma HIERARQUIA entre essas área e atentar para ela é demonstrar ser filho AMADO E OBEDIENTE.
Falaremos sobre: A VIDA NO EVANGELHO, A VIDA NA FAMÍLIA, A VIDA NO TRABALHO, A VIDA NOS ESTUDOS e A VIDA CONJUGAL.
1. A VIDA NO EVANGELHO
É a base e a prioridade da nossa vida! Lembre-se de que o “instrumento” pode ser o melhor, saber tudo de bíblia, pregar mensagens ou sermões com textos nos profetas menores, decorar textos, cantar bem... mas só tem utilidade se o “Instrumentista” quiser usá-lo, pois a glória é do Senhor, é do Instrumentista. Portanto, o chamado é para viver no Evangelho sem ser visto, sem ser notado e muito menos sem se expor... Se preserve, se esconda na Rocha: faça quando ninguém estiver olhando, ligue para aquele que está sentindo falta sem ninguém saber etc. Devido à explosão das redes sociais, a exposição está cada vez mais “normal”, mas os Filhos amados do Senhor não precisam dizer pra onde vai, onde trabalha, onde estuda, pra onde foi ou o que fez... Deus já sabe e “... o teu Pai, que te vê em secreto, te RECOMPENSARÁ”. Ser um filho amado de Deus na Obra é...
2. A VIDA NA FAMÍLIA
Quantas vezes ouvimos que a família é a base da sociedade! Por isso estamos vivenciando o ataque à esta instituição divina para que os seus valores sejam deturpados. E nós, como Filhos amados do Senhor, precisamos valorizar a nossa família. A vida tem sido corrida e muitos estão deixando de passar tempo com suas famílias. Vemos Jovens saindo com outros jovens para passeios, lanchonetes, pizzarias nos finais de semana, mas às vezes deixam seus pais, avós, tios em casa sozinhos. Precisamos cuidar da salvação dos nossos familiares também, pois é nossa responsabilidade. Sair com outros jovens é muito bom mesmo, mas sabemos que pra tudo há uma medida do Espírito Santo pra nós. Assista também aos seus familiares, conversem com eles, procure saber o que estão sentindo principalmente os que ainda não servem ao Senhor para que estes também alcancem a Salvação em Cristo através de sua conduta. Paulo nos dá esse conselho quando escreve I Timóteo 5.8 (“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”). Ser um filho amado de Deus na Família é...
3. A VIDA NO TRABALHO
Não se fala noutra coisa senão o momento de crise pelo qual nosso país está passando! Mas o Senhor não se desespera, mas ele vai pedir conselho a quem: ao PAI, pois o Jovem chamado por Cristo sabe que foi gerado por uma vontade de Deus e que até sua vida Profissional está cuidada pelo Senhor. Dizer “busque ao Senhor” parece um jargão, mas precisa ser um objetivo diário do Jovem dessa obra. TODOS os nossos passos precisam ser dirigidos por Ele!
“Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre”. (Efésios 6:5-8)
“Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis”. (Colossenses 3:22-24)
“Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus. Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente”. (I Pedro 2:18,19)
PADRÃO! Esse precisa ser o perfil do funcionário que é servo do Senhor. Não por ser melhor, mas para que nele seja refletida a luz do Senhor. O crente fiel precisa chegar, e sair, no horário, cumprir prazos, cumprimentar a todos na chegada e na saída, dizer “por favor”, “obrigado” etc. Parece óbvio, mas a rotina nos leva a esquecer de princípios básicos da educação, principalmente a cristã como FALAR SEMPRE A VERDADE. Conheça a empresa que você trabalha, busque se aproximar da missão e dos objetivos para os quais a empresa existe. Ser um filho amado de Deus no local de trabalho é...
4. A VIDA NOS ESTUDOS
Não pare nunca de frequentar escolas ou faculdades para cursos e aperfeiçoamento constante! Estude sempre, mantenha sua mente sempre ativa e seja LUZ no meio da sua escola ou faculdade. Ajude o seu colega de classe que tem dificuldade, ore por ele, se preocupe com a salvação dele. Precisamos ser de gentil presença, pois quem sabe o Senhor não nos usa para libertá-lo das drogas, do álcool, para acalmá-lo, pois seus pais estão quase se divorciando. Lembre-se: DEUS QUER TE USAR PARA MARCAR VIDAS! E também: aprenda, se dedique, não se limite a aprender somente na sala de aula. Amplie suas fronteiras de conhecimento e sirva ao Senhor. Seja uma referência, pois você é filho de Deus! Ser um filho amado de Deus na escola e na faculdade é...
5. A VIDA NO CASAMENTO
Estavam ansiosos por esse assunto, não é mesmo?! Primeiro vamos observar a nomenclatura desse campo: Casamento. Não é “Vida Afetiva”! Você saberia por quê? Não é que Deus não esteja preocupado com seus sentimentos, mas é que Deus quer que também pensemos no objetivo final: constituir nosso lar, nosso matrimônio, nossa vida conjugal como fruto da benção do Senhor. Deus não quer seus jovens namorando um, depois outro como se fosse um teste, mas Deus já tem um jovem ou uma jovem preparada pra você e não quer que você fique sofrendo com relações intermediárias. O ser humano age muito com o coração e o Jovem muito mais, por isso um(a) jovem com o coração ferido e decepcionado é presa fácil para o adversário. Por isso CONFIE, E ESPERE, NO SENHOR! Não busque seu amado ou sua amada em outros povos! Deus já separou pra ti na sua parentela e mesmo que esteja longe, o Espírito Santo o trará para perto. Não foi assim que aconteceu com Rebecca e Isaque?! Abraão deu a ordem e Eliezer cuidou de tudo! Deus determina e o Espírito se encarrega do resto. A bênção virá até você! CREIA NO SENHOR, TENHA FÉ! E quanto à beleza?! Lembre-se de que quando o Senhor escolhe é melhor. Até Samuel, um profeta íntimo do Senhor, atentou para a aparência e aprendeu uma lição. E a beleza do Senhor Jesus?! Você acha que sua falta de beleza era por acaso?! “...não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos”. (Isaías 53:2). Pode ter certeza: Deus escolherá um filho amado para uma jovem amada e uma filha amada para um jovem amado.
“Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada”. (Provérbios 31:30)
Se antes dos fatos conhecidos perguntassem a uma Jovem - escolha seu esposo: o nome desse é SAUL e o do outro é DAVI. Escolha difícil não é! Mas somente se atentarmos para a aparência! E se fosse um Jovem: Essa é Dalila e a outra Raabe! Percebemos Jovens a profundidade e a consequência desse tipo de decisão. Dessa forma, coloque nas mãos do PAI CELESTIAL e busque Dele uma experiência e seja feliz com seu lar EDIFICADO SOBRE A ROCHA. Ser um filho amado de Deus na Constituição do Lar é...
Para concluir vemos que agradar ao Pai é uma questão de escolha! Fomos eleitos sem merecermos, chamados sem fazermos por onde e conduzidos diariamente mesmo sendo falhos. Este é o amor de um Pai! E agora é sua oportunidade Jovem de sentir-se como o Filho que DEUS MAIS AMA. Não escolhemos amar ninguém! Nós amamos e pronto! Mas Obedecer é exercer o livre arbítrio! E você escolheu obedecer à revelação e está aqui porque você ama o Senhor e sabe que é o filho que ele mais ama.
Até Jesus amou o Pai mais do que a própria vida! Ele escolheu obedecer porque ama o Pai. Por isso Jovem, AME o PAI, AME o FILHO, AME o ESPÍRITO SANTO, AME a VOLTA DE JESUS, AME o EVANGELHO DE JESUS, AME a sua FAMÍLIA, AME seus IRMÃOS, seu PASTOR, seu PRESBÍTERO, seu DIÁCONO, seu OBREIRO... AME SEUS INIMIGOS E OS QUE TE AFRONTAM... Enfim... AME... Assim você será o crente mais amado do Senhor.
Todos nós, marcados pelo amor de Jesus, assim como João Batista, são enviados por Deus nos locais de trabalho, nas escolas e faculdades, em seus lares para testificarem da luz, para testemunharem a verdade: Jesus MORREU, RESSUSCITOU e VAI VOLTAR PARA NOS LEVAR DE VOLTA AO PAI. O mundo está num túnel escuro e é você quem vai TESTIFICAR DA LUZ para que muitos encontrem a SAÍDA para o pecado e para a morte espiritual. Esse testemunho vai se dar nesses campos da sua vida, pois são neles que a LUZ IRÁ SE REFLETIR. Não somos a Luz, mas através de vós, FILHOS AMADOS DE DEUS, da vossa oração, do vosso cuidado com o próximo, muitos corações tem sido iluminados para a glória e honra do Senhor! É você quem vai anunciar Jesus! Ele é o AMOR! Por isso é que ANUNCIANDO E PRATICANDO O AMOR, SEREMOS OS MAIS AMADOS!
“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra”. (Salmos 119:9)
Lapidados pela Bíblia
Comentários
Postar um comentário